Mestre Zé Lopes

José Lopes da Silva Filho, o mestre Zé Lopes, é um dos mamulengueiros mais conhecidos do Brasil. Ele nasceu em um sítio em Cortesia, município de Glória de Goitá, Pernambuco, em 1950. A paixão pelos bonecos começou ainda menino, aos 10 anos de idade. Quando ia a Glória de Goitá ficava em volta do mercado de farinha ouvindo os mestres anunciar seus espetáculos de bonecos ou de mamulengo*. Aos 15 anos de idade já havia feito seu primeiro boneco. Porém, sua carreira de mamulengueiro teve que ser interrompida pelo fato dele ter ido "tentar a vida" em São Paulo. Na década de 80 retorna a Glória de Goitá e funda o Mamulengo Teatro do Riso. Com o Teatro do Riso, mestre Zé Lopes fez várias excursões pelo Brasil e Europa.

 Mestre Zé Lopes com um de seus mamulengos. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

Artesão, artista e militante do mamulengo há mais de 40 anos, mestre Zé Lopes reivindica reconhecimento para o ofício e o uso dos bonecos para a educação e a promoção da cidadania. Os espetáculos do Mestre Zé Lopes seguem a tradição do Mamulengo, cuja encenação se dá por meio de passagens recheadas de muita improvisação e cantorias. No repertório loas, baianos, marchas e forrós, entre outros ritmos, executados por um conjunto formado por um sanfoneiro e percussionistas. Os personagens característicos também estão presentes como Benedito, Joaquim Bozó e Quitéria, entre outros. 

 Mestre Zé Lopes, Caboclo de lança, técnica mista. Reprodução fotográfica acasa.org

Mestre Zé Lopes, Simão, técnica mista. Reprodução fotográfica "Em nome do autor", Proposta Editorial, SP.

 Mestre Zé Lopes, Caboclo de lança, técnica mista. Reprodução fotográfica acasa.org

* Mamulengo é um boneco de manipulação muito comum no nordeste do país. Diferentemente das famosas marionetes, esse boneco da tradição popular nordestina é manipulado por baixo, diretamente pelas mãos ou através de varas.

 Mestre Zé Lopes, Vaqueiro Benedito, técnica mista. Reprodução fotográfica "Em nome do autor", Proposta Editorial, SP.

 Mestre Zé Lopes, Lanceiros de Maracatu, técnica mista. Reprodução fotográfica JucaFii (Flickr).

 Mestre Zé Lopes, Dragão, técnica mista. Reprodução fotográfica "Em nome do autor", Proposta Editorial, SP.

3 comentários:

  1. me emocionou profundamente, sem palavras beleza, beleza, pureza e amor...

    ResponderExcluir
  2. Zézinho é seu Irmão paulo preciso falar com você Urgente

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, adquirir duas peças de sua autoria em uma feira...gostaria de obter informações sobre as peças,é possível?
    Obrigado ROGÉRIO COLEÇÃO FACEBOOK.

    ResponderExcluir