Zé do Carmo

José do Carmo Souza, o Zé do Carmo, nasceu no dia 19 de dezembro de 1933, em Goiana, Pernambuco. Começou a trabalhar com o barro em 1940 quando tinha apenas 7 anos de idade. Iniciou fazendo figurinhas de barro pintadas com tinta d´água, as quais levava para vender na feira de Goiana junto com as que produziam seus pais, Joana Izabel de Assunção e Manuel de Souza, que também eram artesãos. Dona Joana trabalhava com o barro e com tecido e Seu Manuel fazia máscaras em papel machê para vender aos foliões durante o carnaval. Com os pais o artista aprendeu e desenvolveu o seu ofício, mas se valeu também da observação e do autodidatismo para aperfeiçoar sua técnica e dar vazão às suas invenções. Zé do Carmo passou a ser conhecido no circuito artístico a partir de 1947. Hoje ele possui um respeitado conjunto de esculturas de cerâmica que se destacam por vários aspectos, dentre eles a originalidade. Suas peças são apreciadas em vários estados brasileiros e também em outros países.

 Zé do Carmo. FOTO: Alexandre Veloso.

No início da carreira de artista, Zé do Carmo copiava o estilo da mãe, esculpindo figuras de santos, anjos, agricultores, mendigos, carregadores de açúcar, jornaleiros, tocadores de bandolim, apanhadores de papel, dentre outras. Com a morte de Dona Joana em 1972, Zé do Carmo inaugurou uma nova fase de sua obra que chamou de “transfiguração humana”. Seus anjos se transformaram em cangaceiros; além das asas, passaram a carregar também espingarda, bornal e chapéu de couro. Dona Joana que era católica fervorosa o proibia de fazer imagens profanas. Segundo Zé do Carmo, (…) em vez de tocar harpa e lira, meus anjos tocam instrumentos do Nordeste, vestem bata do beato do sertão e têm cara de gente (…). Em 1980, durante a visita ao Recife do então Papa João Paulo II, e a pedido de Dom Hélder Câmara, criou uma escultura para ser presenteada ao Papa. Mas Dom Hélder não aprovou a escultura de um anjo com cara de cangaceiro, dizendo que aquela imagem era profana. A peça foi vetada e nunca chegou às mãos do Papa; hoje ela se encontra exposta no ateliê do artista em Goiana. Outra peça vetada pela igreja foi um Papai Noel Nordestino, de gibão, chinelo de couro e chapéu de couro, o Vovô Natalino. Isto fez o sociólogo e escritor pernambucano Gilberto Freyre escrever um artigo para o Diário de Pernambuco louvando o “bom e bravo repúdio ao Papanoelismo”.

 Zé do Carmo, anjo cangaceiro, cerâmica (peça que seria presenteada ao Papa Joao Paulo II). FOTO: Alexandre Veloso.

Zé do Carmo, vovô natalino, cerâmica. FOTO: Alexandre Veloso.

Zé do Carmo em seu ateliê, Goiana, PE. FOTO: Alexandre Veloso.

Zé do Carmo durante muito tempo deu aulas de modelagem com barro, além de ter trabalhado também com escultura de pedra. Segundo o artista, seus primeiros trabalhos eram muito populares, mas depois conseguiu fazer esculturas com proporções acadêmicas. Atualmente Zé do Carmo se dedica à pintura, mas do que à escultura. Desde pequeno, o desenho e a pintura sempre foram suas grandes paixões. O tema preferido das telas é o mesmo da escultura, ou seja, o anjo cangaceiro.

 Zé do Carmo, anjo lampiao, acrílica s/ tela. Reproduçao fotográfica Galeria Brasiliana, Sao Paulo, SP (www.galeriabrasiliana.com.br).

Zé do Carmo, anjo cangaceiro, acrílica s/ tela. Reproduçao fotográfica Galeria Brasiliana, Sao Paulo, SP (www.galeriabrasiliana.com.br).

Zé do Carmo foi condecorado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, através da Lei estadual nº 12.196 de 2 de maio de 2002.

Contato com Zé do Carmo:
Rua Padre Batalha, 103, Centro
Goiana, PE
Tel: 3626-0171

Fontes consultadas:
- GASPAR, Lúcia. Zé do Carmo (ceramista e pintor). Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br>. Acesso em: 20/02/2011.
- Amorim, Maria Alice. Cartilha Patrimônios Vivos de Pernambuco. FUDARPE, Governo de Pernambuco, Recife, 2010.

 Zé do Carmo, título desconhecido, cerâmica. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Zé do Carmo, anjo cangaceiro, cerâmica. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Zé do Carmo, anjo nordestino musicista, cerâmica. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Zé do Carmo, Nossa Senhora da Conceiçao, cerâmica. Reproduçao fotográfica Ceramica no Rio (www.ceramicanorio.com.br).

 Zé do Carmo, anjo da cuíca, cerâmica. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

Zé do Carmo, título desconhecido, cerâmica. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

11 comentários:

  1. Maravilhoso o seu trabalho divulgando a arte popular brasileira e nossos artistas de fato!!!
    Coloquei um link no meu blog!! com certeza!!
    Um ótimo final de semana!!
    Regina

    ResponderExcluir
  2. Ele nasceu em Goiânia ou Pernambuco ?

    ResponderExcluir
  3. Eu Ivanildo Rafael, Seu aluno dica Que morava na Rua do Cortume quero entrar em contato com o Senhor Zé do Carno
    por Favor entra em contato.
    meu E-maio: ivanildorafael23@hotmail.com
    atenciosamente seu aluno Dica Ceramista e escultor

    ResponderExcluir
  4. Herdei de meu pai, um busto de um cangaceiro feito por José do Carmo em 1966....Caso queira ver a peça posso enviar por e-mail.
    Um abraço
    Regina Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu e-mail para contato é: reginacotilla@hotmail.com

      Excluir
  5. sua obra é linda,e muito criativa!

    ResponderExcluir
  6. https://www.flickr.com/photos/50496888@N00/sets/72157639351489753/
    Visita ao Museu Particular do pintor e escultor Zé do Carmo na cidade de Goiana em Pernambuco. Com 80 anos de vida completados 3 dias antes desta minha visita, Zé do Carmo está com sua visão bastante afetada pela catarata, mas a sua lucidez em organizar o seu próprio museu em vida com o dinheiro cobrado pela visitação do local que é de apenas R$ 2,00. E a memória para falar de sua arte para quem gosta de arte, faz qualquer um vê-lo com asas de anjo em suas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas não consegui mudar o perfil e ficou anônimo.
      Murilo Endriss - Recife - PE - Designer Gráfico.

      Excluir