Seu Elias

Elias Francisco dos Santos, o Seu Elias, nasceu em 1924 em Caruaru. Pertencente a uma família que ajudou a fundar a comunidade do Alto do Moura, ele é considerado o primeiro discípulo de Vitalino; começou a trabalhar com o barro quando tinha apenas 10 anos de idade. Depois de trabalhar durante grande parte de sua juventude na arte figurativa, abandonou o oficio e se mudou para o Recife. Depois de aposentado retornou ao Alto do Moura onde se encontra em plena atividade aos 86 anos de idade.

 Seu Elias segurando um S. Jorge, uma de suas peças mais representativas. Reproduçao fotográfica Portal G1.

No começo os trabalhos de Seu Elias eram praticamente cópia das peças do mestre Vitalino e dos demais artesãos do Alto do Moura que também copiavam o mestre. Ainda hoje uma boa parte das peças produzidas por Seu Elias se confunde com as demais produzidas por outros artesãos. Porém, existem algumas peças criadas por ele que facilmente o identificam, são elas: o São Jorge, o pavão e alguns animais, como o boi, o jumento, o carneiro e o bode. Os animais de Seu Elias são bastante diferentes daqueles produzidos pelos demais artesãos do Alto do Moura, parecem de verdade. Eu adoro fazer animais. Eles são a marca do meu trabalho, diz Seu Elias. O São Jorge é outra imagem que o artista tem grande apego e admiração; são necessários quatro dias de dedicação para terminá-la. Segundo ele a perfeição da peça é o que interessa. Primeiro eu faço o São Jorge e o cavalo e depois coloco em cima do dragão. Aí, fico ajeitando até ficar do jeito que eu quero, conta Seu Elias.

 Seu Elias, S. Jorge, cerâmica. Reproduçao fotográfica Cerâmica no Rio (www.ceramicanorio.com.br).

Seu Elias, Pavao, cerâmica. Reproduçao fotográfica Cerâmica no Rio (www.ceramicanorio.com.br).

Seu Elias, jumento, bode e carneiro, cerâmica. Reproduçao fotográfica Cerâmica no Rio (www.ceramicanorio.com.br). 

Seu Elias tinha uma loja/ateliê na principal rua do Alto do Moura, a Rua Mestre Vitalino. Em frente à loja um cavalo esculpido em tamanho real denuncia sua preferência e admiração pelos animais. Seu Elias faleceu no dia 21/06/2014 em Caruaru, aos 89 anos.

Contato com Seu Elias:
Rua Mestre Vitalino 463-Alto do Moura
Caruaru-PE
55040-010
Tel: (81) 3722 0361

 Seu Elias, Pavao, cerâmica. Reproduçao fotográfica Cerâmica no Rio (www.ceramicanorio.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário