Osmundo Teixeira

Osmundo Oliveira Teixeira Junior é dos gênios brasileiros da cerâmica. Ele nasceu em Itabuna-BA em 1954, onde mora até hoje. Ceramista desde os 10 anos de idade, seu trabalho representa o mais autêntico sincretismo religioso da Bahia. Sua obra é composta de santos católicos, no mais puro estilo barroco, oratórios e orixás. Osmundo é formado em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA e tem no currículo vários outros cursos, como o de Xilografia (Bahia, 1972), o Curso de Escultura Barroca Bahiana (Bahia, 1974) e o Curso Artes do Fogo (Portugal, 1983).

 Osmundo Teixeira. Reproduçao fotográfica do blog Resenhando.

As obras de Osmundo se destacam pela perfeição e surpreendem pela delicadeza e pela elegância das formas. A técnica usada por ele é chamada de casa de abelha, uma técnica de origem romana que dispensa o uso de fôrmas.

 Osmundo Teixeira, Nossa Senhora da Conceiçao, cerâmica. Reproduçao fotográfica Revista Casa.

 Osmundo Teixeira, Presépio, cerâmica. Reproduçao fotográfica do blog Sopa de Poesia.

Osmundo participou de diversas exposições pelo Brasil e no exterior, dentre elas se destacam: o 1º Salão de Jovens Artistas (Itabuna, 1971), a exposição Santeiros do Brasil (Salvador, 1978); a Mostra de Arte do Nordeste (Salvador, 1981); a exposição Ceramistas Baianos (Brasília, 1985); a exposição Cerâmica Arte da Transformação (Recife 1986); a exposição Rio recebe a Bahia (Rio de Janeiro, 1991), a exposição Milenium (Londrina, 2000) e a exposição O barroco no popular e o popular no barroco (Rio de Janeiro). Suas peças fazem parte do acervo de importantes museus e coleções particulares.

Fonte: site do artista (www.osmundoteixeira.com.br)

Contato com Osmundo Teixeira:
Tel: (73) 3211-9805

 Osmundo Teixeira, Jesus menino, cerâmica. Reproduçao fotográfica Galeria Prova do Artista, Salvador-BA.

 Osmundo Teixeira, Presépio, cerâmica. Museu de Arte da Bahia. Reproduçao fotográfica Secretaria de Cultura da Bahia.

 Osmundo Teixeira, Xangô, cerâmica. Reproduçao fotográfica do site do artista.

 Osmundo Teixeira, Oxum, cerâmica. Reproduçao fotográfica do site do artista.

 Osmundo Teixeira, Iansan, cerâmica. Reproduçao fotográfica do site do artista.

 Osmundo Teixeira, S. Francisco, cerâmica. Reproduçao fotográfica Galeria Prova do Artista, Salvador-BA.

 Osmundo Teixeira, S. Joao Batista, cerâmica. Reproduçao fotográfica Galeria Prova do Artista, Salvador-BA.

10 comentários:

  1. fui sua colega na escola de belas artes junto com gabi gabriela, PARABENS ,vonice

    ResponderExcluir
  2. sou sua prima,moro em bh,é incrivel e uma benção de DEUS seus trabalhos, seu talento....parabens!....um abraço grande lucia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Osmundinho! Sou seu fã incondicional, e já lá vão muitos anos com a graça de Deus. Conheço muito bem o seu trabalho e tenho algumas peças suas como sabe. Osmundinho você além dum grande artista, ceramista com “Mãos de Deus”é também um grande ser humano uma excelente pessoa e uma companhia indispensável em viagem. Tive o prazer de viajar várias vezes na sua companhia Qualquer viagem consigo é fantástica, pois você sabe de tudo, é um grade historiador, além de ser muito divertido. A sua obra irá perpetuar para todo o sempre, pela excelência de execução, pelo talento e pelo amor que transmite em cada obra que sai de suas mãos.
    Parabéns amigo!!! Saudades em vê-lo saudades de você!
    Géninho

    ResponderExcluir
  4. Eu e minha esposa ganhamos uma Santa Luzia feita por você, mas a pessoa que nos presenteou perdeu a bandeja com os olhos.
    Perdeu, ainda, a coroa que, segundo ele, deveria compor a cabeça da imagem.
    Seria possível conseguirmos essas peças?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o senhor da aula em São Paulo ?Estou tentando fazer aulas de santos em cerâmica não acho ninguém se souber me indique por favor.obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi vc tem um Whatsapp para eu contatar o tigo??? Adoro a tua arte. Gostaria de um Sto Antonio ou uma NSra Aparecida, mas poderia ser menor tipo 20 cm. Vc faz.

    ResponderExcluir