Nena

Maria Eronildes Laurentino, a Nena, é uma das artistas novatas da cerâmica de Capela, Alagoas. Ela nasceu em 27 de dezembro de 1973 na Fazenda Vieira, zona rural do município de Capela. Discípula, cunhada e prima de João das Alagoas, ela começou a trabalhar com o mestre em 2005. Ela diz que já conhecia muito de perto o trabalho de João, mas até então nunca tinha feito nada parecido.

 Nena. FOTO: arquivo pessoal

Assinatura de Nena em uma de suas peças. FOTO: arquivo pessoal.

Com o barro ela começou fazendo o boi. (...) João dizia para eu fazer uns depósitos com o barro (...) Aí depois eu ia fazendo as figuras em volta, diz Nena. Os depósitos a que se refere Nena eram blocos de barro que ela utilizava como base para seus bois; estes blocos tinham o formato de depósitos de plásticos, por isso ela se refere a eles como tal. A primeira peça foi um boi que tinha em volta personagens em alto relevo que lembravam uma feira: os feirantes, as frutas e as pessoas do povo.

Nena com uma das suas peças.

Com o tempo o boi de Nena foi mudando de forma. Em vez do alto relevo ela começou a fazer um boi oco, “vazado” como ela mesma denomina; dentro dele as figuras que lembra o cotidiano do povo do Nordeste. Apesar de também fazer outras peças, o “boi vazado” se tornou sua peça mais emblemática e sua marca registrada. (...) Como João já fazia bois em alto relevo, eu resolvi fazer o boi vazado para não ficar igual aos dele (...) Dentro eu coloco nossas coisas aqui mesmo do dia a dia (...) Coisas da vida do nordestino, diz Nena.

 Nena, boi vazado, cerâmica. FOTO: arquivo pessoal.

Nena, boi vazado, cerâmica. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

Nena, boi vazado, cerâmica. FOTO: arquivo pessoal.

Em Capela, Nena divide o ateliê com o mestre João das Alagoas e com os outros discípulos do mestre, dentre eles Sil, que já foi homenageada aqui neste blog.

Contato com Nena:
Rua Pio de Barros, 114.
57780-000, Capela-AL
Tel: (82) 3287-1430

 Nena, carro de boi, cerâmica. FOTO: arquivo pessoal.

 Nena, Lampiao e Maria Bonita, cerâmica. FOTO: arquivo pessoal.

 Nena, Lampiao lendo, cerâmica. FOTO: arquivo pessoal.

Um comentário:

  1. Nena vc é fantástica! Gostaria de comprar um artesanato seu. Como procedo? Um bjo!

    ResponderExcluir