Mestre Manoel Graciano

Manoel Graciano Cardoso, o mestre Manoel Graciano, é um dos mais prestigiados escultores vivos do Estado do Ceará. Ele nasceu no dia 27 de julho de 1927 em Santana do Cariri-CE, mas foi criado em Juazeiro do Norte, onde vive até hoje. Autodidata, ele começou a trabalhar com madeira ainda na infância. Desde muito cedo aprendeu a lidar com ferramentas e materiais de fabricação de brinquedos e outros objetos de uso diário, como pilões e gamelas. O mestre Manoel Graciano é casado e tem três filhos, dentre eles Cícero e Francisco Graciano atualmente seguem os passos do pai. O Mestre era agricultor; influenciado pelo xilógrafo e cordelista Abraão Batista mudou da roça para a escultura.

 Mestre Manoel Graciano. Reproduçao fotográfica Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

No quintal de uma casa simples em Juazeiro do Norte, o mestre Manoel Graciano com sensibilidade e simplicidade esculpe animais e figuras humanas em troncos de madeira que ganham ares surrealistas. As esculturas do mestre Graciano são feitas em imburana de cambão ou em aroeira e são caracterizadas por apresentar uma mistura de referências locais com o imaginário idealizado por ele. Para pintura de suas peças, o mestre prepara suas tintas em anilina misturada com breu e álcool.

 Mestre Manoel Graciano, jacaré, madeira policromada. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Mestre Manoel Graciano, título desconhecido, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre-RS.

 Mestre Manoel Graciano, reisado, madeira policromada. Foto: João Liberato©.

Manoel Graciano participou de inúmeras exposições pelo Brasil e no exterior, dentre elas a exposição Brésil, Art Popularies (Paris, França) e a Mostra do Redescobrimento (São Paulo, SP). Suas obras compõem importantes coleções públicas e particulares. Dentre os museus que possuem em seu acervo obras do mestre Manoel Graciano temos o Museu de Arte Popular Edison Carneiro (Rio de Janeiro, RJ) e o Centro Cultural de São Francisco (João Pessoa, PB).

 Mestre Manoel Graciano, banda de pífano, madeira policromada. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

Contato com Manoel Graciano:
Rua Cel. Antonio Fernandes, 327-A, Bairro Pirajá
63030-140, Juazeiro do Norte-CE
Tel: (88) 3571-2114 

 Mestre Manoel Graciano, título desconhecido, madeira policromada. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.
 
 Mestre Manoel Graciano, título desconhecido, madeira policromada. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Mestre Manoel Graciano, Lampiao e Maria Bonita, madeira policromada. FOTO: Guy Veloso.

 Mestre Manoel Graciano, totem, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre-RS.

 Mestre Manoel Graciano, bichos, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Karandash Galeria de Arte.

 Mestre Manoel Graciano, banda de pífano, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Karandash Galeria de Arte.

3 comentários:

  1. porque não postar nesse blog o artita filho de mestre graciano o francisco que tem um trabalho parecido com o do pai.

    ResponderExcluir
  2. Em Quixeramobim, no Sertão Central cearense, o Memorial Antônio Conselheiro recebeu do Mestre Graciano uma representação dos conselheristas acompanhando a trajetória de seu místico Líder: Antônio Conselheiro.

    Terezinha Oliveira
    Quixeramobim - Ceará

    ResponderExcluir