Guariguazi

Guariguazi de Lima Tavares é considerado o escultor das cores. Ele nasceu em Natal-RN, mas mora em João Pessoa-PB há mais de vinte anos; se diz “naturalizado paraibano”. Antes de trabalhar como artista – digo antes de trabalhar, porque certamente ele já nasceu artista – Guariguazi trabalhou limpando mato, pintando casa, varrendo ônibus e até descarregando caminhão, ou seja, fez de tudo um pouco. Segundo ele, “vivia de bico". Certo dia, quando estava indo jogar futebol com os amigos, encontrou um tronco de madeira, levou-o para casa e começou a esculpi-lo. Deste tronco fez surgiu sua primeira peça e daí nunca mais parou de produzir. Até hoje, seus trabalhos são feitos em madeira, da qual faz surgir retratos coloridos e representativos deste nosso Brasil. São criaturas humanas, situações cotidianas ou manifestações da cultura nordestina. São peças tanto em miniaturas como em tamanho grande que chegam a atingir até um metro de altura.

 Guariguazi. Reproduçao fotográfica Vila do Artesao, Paraíba (www.viladoartesao.com.br).

Guariguazi, título desconhecido, madeira. Reproduçao fotográfica Vila do Artesao, Paraíba (www.viladoartesao.com.br).

Seus trabalhos são admirados em todo Brasil e também no exterior. Os turistas estrangeiros ficam encantados com a arte de Guariguazi, a qual ele classifica como “um dom de Deus”. Quando começou a esculpir, as pessoas próximas a ele comentavam: “Guari está ficando bonito”... “Isso me empolgou e me fez seguir adiante", revela o artista. Depois disso, cabos de vassoura, pés de tamborete, tábuas de passar roupa, tudo virava arte nas mãos de Guariguazi. Antes de se profissionalizar, Guariguazi garimpava madeira descartada. Hoje suas peças são feitas com madeira de qualidade, a imburana. "A madeira pode ser dura como for. Geralmente eu tiro o que já está dentro da madeira. Eu não faço o que quero. Eu tenho encomendas de peixes e outros animais, mas nunca consegui terminar essas encomendas. Meus trabalhos vêm de dentro da madeira. Às vezes eu começo fazendo uma coisa e termino fazendo outra", revelou o artista em uma entrevista ao jornal A União, João Pessoa-PB.

 Guariguazi, título desconhecido, madeira. Reproduçao fotográfica Casa do Artista Popular, Joao Pessoa-PB.

 Guariguazi, título desconhecido, madeira. Reproduçao fotográfica Casa do Artista Popular, Joao Pessoa-PB.

 Guariguazi, título desconhecido, madeira. Reproduçao fotográfica Casa do Artista Popular, Joao Pessoa-PB.

 Guariguazi. Reproduçao fotográfica Vila do Artesao, Paraíba (www.viladoartesao.com.br).

 Guariguazi, Santa ceia, madeira. Reproduçao fotográfica Casa do Artista Popular, Joao Pessoa-PB.

A arte de Guariguazi quase sempre é destaque nas feiras e exposições em que participa. Seu trabalho “A Santa Ceia“ foi destaque no III Salão de Artesanato realizado em 2006 na Paraíba. Na FENEARTE de 2008 em Recife foi selecionado para disputar o prêmio de júri popular e teve lugar de honra no evento. Em uma feira realizada em 2009 em São Paulo foi um sucesso de vendas, voltou para casa sem nenhuma peça. Quase sempre é assim. Ele conta que cataloga suas principais obras em fotografia e em cada foto está escrito no verso o nome, telefone e endereço do comprador da peça. "Isso serve para saber por onde andam meus trabalhos", diz. Suas obras podem ser adquiridas em lojas especializadas, principalmente em João Pessoa-PB, e em feiras e exposições pelo Brasil.

Contato com Guariguazi:
Rua José Real, 56, José Américo
58051-680, João Pessoa-PB
Tel: (83) 3264-7772.

 Guariguazi, Trio de forró, madeira. Reproduçao fotográfica Casa do Artista Popular, Joao Pessoa-PB.

 Guariguazi, título desconhecido, madeira. Reproduçao fotográfica Casa do Artista Popular, Joao Pessoa-PB.

 Guariguazi, Lenhadores, madeira. Reproduçao fotográfica Casa do Artista Popular, Joao Pessoa-PB.

 Guariguazi, título desconhecido, madeira. Reproduçao fotográfica Babel das Artes.

 Guariguazi, título desconhecido, madeira. Reproduçao fotográfica Vila do Artesao, Paraíba (www.viladoartesao.com.br).

5 comentários:

  1. Por alguns minutos, fiquei sem palavras para expressar a minha alegria por conhecer o trabalho que você realiza no seu blog. É muito interessante a forma como você apresenta os trabalhos - vejo que faz com muita propriedade - e a própria arte popular. Não foi diferente a minha impressão sobre a arte de Guariguazi, ela é capaz de nos colocar em contato com beleza e significados.

    Parabéns.

    Seria muito bom se pudéssemos manter contato com o objetivo de interagir e de divulgar a arte popular. Eu conheci o seu trabalho através da visita que você fez ao meu blog.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Nelson. Nosso trabalho tem a pretensao apenas de divulgar essa arte tao magica do povo brasileiro. Fico feliz em ver uma opiniao como a sua.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    adoramos o blog com o mapeamento dos artistas populares. Gostaríamos de ressaltar que a Babel das Artes também comercializa na Paraíba as peças do artista Guariguazi desde 2008.
    Solicitamos também o acréscimo de links sempre que utilizar fotos retiradas do nosso blog.
    http://www.babeldaartes.com.br
    Abraços, Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

    ResponderExcluir
  4. Caros Srs, boa tarde!

    Sou da Editora Grafset (João Pessoa-PB) e gostaria de saber como devemos proceder para utilizarmos a imagem de uma obra do artista Guariguazi de Lima, em um livro de ensino fundamental desta referida editora.
    respondam para o e-mail: iconografia@editoragrafset.com.br

    No aguardo,

    Mirleny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blog não é de Guariguazi. Aqui fazemos apenas divulgação de artistas populares brasileiros.

      Acho que vc deveria entrar em contato com o próprio artista. Acima tem o contato dele.

      Att

      Arte Popular do Brasil

      Excluir