João das Alagoas

João Carlos da Silva, o João das Alagoas, nasceu no município alagoano de Capela, zona da mata alagoana. É um mestre da cerâmica responsável por recriar o boi do bumba-meu-boi, peça tão comum na arte figurativa popular brasileira. Com as mãos, João faz surgir do barro grandes bois com seus mantos esculpidos em baixo e alto relevo, representando histórias do folclore nordestino, das brincadeiras de rua, dos casamentos, dos batizados, enfim, as histórias do povo e suas tradições.

João das Alagoas ao lado de umas das suas criaçoes, o boi do bumba, FOTO: Camila Cavalcante.

João das Alagoas, Boi, Cerâmica pintada em alto relevo, reproduçao fotográfica Galeria M´Boitatá, Belo Horizonte-MG.

João é autodidata, sempre fez tudo sozinho. Desde pequeno, já se destacava na escola através de seus desenhos. Usava o barro como brincadeira para fazer boizinhos. Ele conta que aprendeu com a experiência e a observação, e que a sua inspiração vem de outros grandes artistas brasileiros, como o mestre Vitalino, sua principal referência.

 Joao das Alagoas trabalhando em uma de suas peças (Boi). Foto: arquivo pessoal

Vídeo - Joao das Alagoas conta um pouco da sua história

Sua notoriedade começou em 1987, quando fez uma exposição de quadros na cidade de Campinas, São Paulo. Foi nesta exposiçao que passou a adotar o nome "Joao das Alagoas". Antes ele assinava suas obras com o nome de "Joao Maravilha", um apelido ganho nos jogos de futebol com os amigos. Mas aconselhando pelo curador desta exposiçao em Campinas, que achava que o "maravilha" nao combinava muito com ele, deu a ideia do nome "Joao das Alagoas", nome que ele carrega e com o qual passou a ser conhecido em todo país. Graças a Deus esse nome pegou, porque esse nome Joao das Alagoas me ajudou muito... Eu acho que se fosse outro nome nao teria me ajudado tanto nao, conta o artista.

 Joao das Alagoas em seu ateliê em Capela-AL (2010). Foto: arquivo pessoal


Video - O artista conta a origem de seu nome


 Mestre João das Alagoas. FOTO: André Misael

Há mais de dez anos, João das Alagoas vive de sua arte. Tem um currículo imponente: ganhou vários prêmios de melhor artesão em alguns Estados; uma menção honrosa, em Córdoba, Argentina e muitas de suas obras integram importantes coleções de arte popular que estão expostas em galerias do Recife, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Porto Alegre e do Rio de Janeiro. João tem peças expostas também no exterior, como o Museu de Cerâmica do México.

João das Alagoas em uma exposiçao com suas obras e as dos seus discípulos, Foto: Marcelo Cabral

O artista mantém em sua cidade natal, Capela-AL, um ateliê, onde, além de produzir suas peças, dá aulas voluntariamente para interessados em aprender a arte da cerâmica. Dentre os seus discípulos, destacam-se os artesãos Leonilsson, Nena, João Carlos, Gisé, Marcelo, Sil, Cláudio e Van.

No dia 04 de agosto de 2011 o Mestre João das Alagoas foi declarado como Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas.

Contato com Joao das Alagoas:
Rua Pio de Barros, 114.
57780-000, Capela-AL
Tel: (82) 3287-1430

João das Alagoas e seus discípulos: Sil (em pé) e os seus seguidores, Ronaldo, Van, Nena e Gisé, reproduçao fotográfica nao conhecida.

João das Alagoas em seu ateliê, Capela-AL, reproduçao fotográfica nao conhecida.

 João das Alagoas, Presépio, Cerâmica, reproduçao fotográfica Galeria Pontes, Sao Paulo-SP (www.galeriapontes.com.br)

 João das Alagoas, Boi, Cerâmica pintada em alto relevo, reprodução fotográfica Galeria Pontes, Sao Paulo-SP (www.galeriapontes.com.br)
 
 João das Alagoas, Boi, Cerâmica pintada em alto relevo, reproduçao fotográfica Galeria Pontes, Sao Paulo-SP (www.galeriapontes.com.br).

João das Alagoas, Cavalo Marinho, Cerâmica em alto relevo, reproduçao fotográfica Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre-RS

 João das Alagoas, Cavalo Marinho, Cerâmica em alto relevo. Foto: autoria desconhecida

 João das Alagoas, Boi, Cerâmica em alto relevo. FOTO: autoria desconhecida.

 João das Alagoas, Boi, Cerâmica em alto relevo. Foto: autoria desconhecida.


Vídeo - Joao das Alagoas fala do trabalho com seus discípulos


 Mestre João das Alagoas ao lado de Nena e Sil. Exposição na cidade alagoana de Viçosa. FOTO: André Misael.

3 comentários:

  1. Olá, meu nome é Camila Cavalcante e eu sou uma artista visual de Alagoas. Estou escrevendo porque acabei de descobrir que a primeira fotografia desse post é minha, embora aqui não tenha nenhuma identificação. Fotografar o João das Alagoas foi uma pauta que eu cobri quando ainda fazia fotojornalismo em Maceió, foi tirada em Março de 2008. Queria pedir que você colocasse os créditos, por favor. Não tenho problemas com a reprodução da minha fotografia, contanto que tenham os créditos, mas acredito que a pessoa que lhe passou a foto não deve ter fornecido esse dado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Se alguém me tivesse dito que eu ia jogar, nunca na vida teria acreditado. Era cético em relação a todas as plataformas. Mas durante as minhas férias, deparei-me com uma plataforma com um depósito mínimo. E decidi clicar no artigo seguinte. Os desejos dos visitantes estão sempre em primeiro lugar, e a administração e os criadores do sítio estão constantemente a trabalhar para melhorar a navegação e o design. Em geral, aconselho-o a experimentar https://crash-gambling.games/br/jetx/

    ResponderExcluir