Amílton Trindade

Amílton Trindade Narciso é um jovem escultor do distrito de Vitoriano Veloso (Bichinho), município de Prados, Minas Gerais. Na época em que começou a esculpir a madeira, ele foi considerado umas das grandes revelações desta comunidade de artistas, localizada aos pés da Serra de São José em Minas Gerais. Com o trabalho que vem desenvolvendo desde então, deixou de ser revelação para ser considerado um artista de grande talento, reconhecido entre os apreciadores da arte da madeira.

Amílton Trindade. FOTO: arquivo pessoal

Ele aprendeu tudo com seu sogro, Martiniano Moreira de Carvalho, o Naninho, outro artista renomado do povoado de Bichinho, cuja história já foi contada aqui neste blog. Segundo Naninho, o jovem Amílton domina, dentre outros desafios, aquele que o ele considera ser o maior de todos: fazer a madeira bruta ganhar leveza e cobrir as figuras 'como um manto de verdade'.

Entre as obras de Amílton ganham grande destaque os anjos e os santos, autênticos representantes do rico barroco mineiro. Mas em seu ateliê em Bichinho a peça que mais chama a atenção é um Atlante de aproximadamente dois metros de altura, esculpida em madeira bruta. A obra se destaca pela beleza e riqueza de detalhes. Atlas, o titã, tem o tronco seminu e o corpo musculoso, os braços estão erguidos sobre a cabeça, como que a suportar o peso da construção onde se encontra inserido. Amílton conta que a peça só saiu de Bichinho uma única vez, por motivo de uma exposição organizada pelo Centro de Artesanato Mineiro em Belo Horizonte. Desde então ela se encontra em exposição permanente em seu ateliê até que apareça um comprador.

 Amílton Trindade, Atlante, madeira. FOTO: arquivo pessoal.

Amílton Trindade, Atlante (detalhe), madeira. FOTO: arquivo pessoal.

Amílton Trindade, Atlante (detalhe), madeira. FOTO: arquivo pessoal.

Além de ser considerado herdeiro natural da obra de Naninho, Amílton é também responsável, juntamente com muitos outros, pela perpetuação de uma das mais ricas e expressivas tradições de Minas Gerais, a arte santeira. Uma tradição da qual Amílton já faz parte como um dos mais talentosos e expressivos representantes.

Contato com Amílton:
Av. Samuel Possa, 263 – Bichinho
36320-000, Prados-MG
Tel: (32) 3353-7013


 Amílton Trindade, Nossa Senhora Desatador dos Nós, madeira. FOTO: arquivo pessoal.

 Amílton Trindade, Nossa Senhora, madeira. FOTO: arquivo pessoal.

 Amílton Trindade, S. Joaquim, madeira. FOTO: arquivo pessoal.

 Amílton Trindade, Anjo, madeira. FOTO: arquivo pessoal.

 Amílton Trindade, Anjo (detalhe), madeira. FOTO: arquivo pessoal.

Amílton Trindade, Nossa Senhora (obra inacabada), madeira. FOTO: arquivo pessoal.

Amílton Trindade, S. José. madeira. FOTO: autoria desconhecida.

Um comentário:

  1. Adorei esse artigo, as fotos e tudo. muito bom mesmo...parabens

    ResponderExcluir