Francisco de Fátima

Francisco de Fátima de Araújo foi um dos mais expressivos escultores mineiros, precocemente falecido aos 25 anos de idade. Apesar de sua partida precoce deixou uma obra vasta e de grande valor artístico.

Francisco de Fátima. FOTO: arquivo da família do artista, gentilmente cedida por Cláudio Assis (sobrinho de Francisco de Fátima)

Francisco de Fátima aprendeu a esculpir a madeira com o seu irmão José Maria de Araújo, que depois abandonou o seu ofício após se tornar evangélico. A absoluta pobreza em que vivia na roça o fez mudar para Belo Horizonte na década de 1970, onde manifestou com incomparável criatividade seu ofício de santeiro. 

Francisco de Fátima, Cristo, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

Em Belo Horizonte atuou como escultor durante aproximadamente cinco anos, expondo seus trabalhos na feira da Praça da Liberdade. O curto tempo em que viveu foi suficiente para registrar um estilo artístico pessoal, dotado de expressiva vitalidade. Francisco de Fátima faleceu vítima da doença de Chagas.

Francisco de Fátima, título desconhecido, madeira. Foto autoria desconhecida.

Algumas obras de Francisco de Fátima foram expostas em uma mostra coletiva intitulada Artistas Populares de Belo Horizonte, realizada no Centro Cultural da UFMG em 1996. Suas obras hoje são encontradas em coleções particulares e em alguns museus mineiros, como o Centro de Arte Popular CEMIG em Belo Horizonte.

Francisco de Fátima, Família, madeira. Reprodução fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

Francisco de Fátima, Santana Mestra, madeira. Reprodução fotográfica Catálogo das Artes.

6 comentários:

  1. gostei muito desse site

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Gostaria de saber o local e telefone que encontro as obras de Francisco de Fátima? Grata...Sandra Serrano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obras de Francisco Fátima só existem em museus e coleções particulares.
      APB

      Excluir
  3. Bom dia.
    Eu tenho uma escultura de Francisco de Fátima, Profeta Ezequiel gostaria de fazer uma avaliação para vender . O senhor pode me indicar uma galeria e um avaliador? Grata.Sandra Serrano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie uma foto para este email. artepopbrasil@gmail.com, inclusive com as dimensões da peça
      APB

      Excluir
  4. A arte dele é linda,foi premiado juntamente com o meu pai Geraldo Bité,estou levantando o acervo do meu pai. Se alguém puder me ajudar sou Leônidas 31 999489958

    ResponderExcluir