Detimar

Detimar Eustáquio Vieira é um dos mais conhecidos e prestigiados mestres da arte popular brasileira. Mineiro de Belo Horizonte (1955), exerceu o oficio de pedreiro, mas foi como ceramista que começou a se destacar no cenário da arte popular brasileira partir dos anos 80, confeccionando pequenas imagens sacras de barro cozido. Passados mais de trinta anos, a arte sacra continua sendo o carro-chefe da arte de Det, como é conhecido entre os amigos. Santos, anjos e querubins são exemplos de como o artista pode se encontrar através da cerâmica natural, sempre em estilo Barroco. Dentre as preferidos do artista se destacam: São Francisco, São Miguel e Santana.

Detimar Eustáquio Vieira. Reprodução fotográfica Centro de Arte Popular CEMIG, Belo Horizonte, MG.

A obra do Aleijadinho tem sido uma das principais fontes de inspiração para Detimar. O artista tem se baseado não só nos trabalhos que viu do Aleijadinho, como também nas inúmeras histórias passadas oralmente. Sua série sobre a vida do mestre do barroco mineiro, pertencente ao acervo do Museu de Congonhas-MG, compõe-se de cenas da vida do Aleijadinho. Detimar retratou o mestre trabalhando com ferros nas mãos; sustentando-se, com dificuldades, no lombo de um jumento; esculpindo um profeta bem maior que ele; agonizando no leito de morte, tendo à cabeceira um anjo que encaminha aquela alma sofrida ao paraíso.

Detimar, Cristo, cerâmica policromada. Reprodução fotográfica, autoria desconhecida.

Detimar, Nossa Senhora, cerâmica. Reprodução fotográfica, autoria desconhecida.

Detimar participou ao longo destes anos de várias exposições pelo Brasil, dentre elas: a mostra coletiva Artistas Populares de Belo Horizonte, no Centro Cultural UFMG, (1996) e a mais recente Mestres da Capital, no Centro de Arte Popular CEMIG em Belo Horizonte, MG (2013).

Contato com Detimar:

Tel: (31) 3486-9353

Detimar, Sagrada Família, cerâmica. Reprodução fotográfica, autoria desconhecida.

Detimar, Anjo querubim, cerâmica. Reprodução fotográfica, autoria desconhecida.

Detimar, São Francisco, cerâmica. Reprodução fotográfica CEART, MG.

Detimar, Cristo, cerâmica. Arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário