Nicola

Jaime Nicola de Oliveira, o Nicola, é um escultor pernambucano nascido no município de Quipapá. Escultor desde os dezessete anos se mudou para Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, onde mora atualmente. Nicola talha na madeira e na pedra calcaria vários tipos de figuras, embora os anjos e os santos sejam predominantes. Dono de apuro técnico e de grande sensibilidade artística, suas esculturas se espalharam pelo Brasil e pelo exterior. Atualmente suas peças fazem parte das exportações pernambucanas de cultura para os Estados Unidos e a Europa.

 Nicola. FOTO: Liliane Medeiros

Além da madeira e da pedra calcaria, Nicola também utiliza outros materiais para produzir suas obras, como o granito, a pedra sabão, o concreto e o marfim. As peças do artista apresentam-se com uma forte influência da estética barroca. Para ele, as obras do mestre Aleijadinho representam uma fonte inesgotável de inspiração e admiração, daí sua preferência pela temática religiosa. Os anjos de Nicola são uma unanimidade e os pedidos não param de chegar de varias partes do mundo.

 Nicola, Anjos, pedra calcaria. Reproduçao fotográfica site Nicolartes (www.nicolartes.net).

Nicola, Sagrada Família, pedra calcaria. Reproduçao fotográfica site Nicolartes (www.nicolartes.net).

Nicola, S. Pedro, madeira. Reproduçao fotográfica Mário Porto Artes.

Com seu trabalho Nicola foi premiado em várias exposições em que participou, dentre elas a 1ª Bienal de Artesanato do Nordeste. Suas obras fazem parte  do acervo de importantes museus e coleções particulares pelo mundo.

Contato com Nicola:
Av. Comercial, 8383, Barra de Jangada
Jaboatão dos Guararapes, PE
Tel: (81) 3469-0421

 Nicola, Anjo, pedra calcaria. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Nicola, Cabeça de homem, madeira. Reproduçao fotográfica Centurys Artes e Leiloes.

Nicola, Cabeça de homem, madeira. Reproduçao fotográfica Soraia Carls Leiloes.

 Nicola, Cabeça de homem, madeira. Reproduçao fotográfica O Estado de Sao Paulo.

 Nicola, Cabeça, madeira. Reproduçao fotográfica Soraia Carls Leiloes.

Nicola, Cristo, madeira. Reproduçao fotográfica Mário Porto Artes.

  Nicola, Profeta, madeira. Reproduçao fotográfica Galeria M´Boitatá, Belo Horizonte, MG.

 Nicola, Querumbim, madeira. Reproduçao fotográfica Mário Porto Artes.

Nicola, S. Sebastiao, madeira. Reproduçao fotográfica site Nicolartes (www.nicolartes.net).

9 comentários:

  1. Realmente o tabalho artistico do Nicola é belissimo, tem muita sensibilidade, tenho varias obras dele em minha casa, na França e no Brasil, sempre qua as vejo, sinto-me elevada!
    maria et rené.

    ResponderExcluir
  2. ele é meu tio bjs :* saudades <3
    Expedita ;)

    ResponderExcluir
  3. Conheci as obras dele pela primeira vez na fenearte. Desde então, nunca mais esqueci. Ainda não tenho nenhuma peça dele; mas terei um dia, com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. trabalho bonito, porem a materia prima é um lixo NAO COMPREM. como presente de natal para minha mae idosa comprei trabalho com cabeça de 2 anjos, a madeira estava cheia de bichos por dentro, joguei mil reais NO LIXO, além dos danos aos moveis e carpete de madeira da minha mae. Tentei algum acordo com o Nicola, que ainda por cima SE FEZ DE VITIMA. CUIDADO. assinado: Claudia

    ResponderExcluir
  6. trabalho bonito, porem a materia prima é um lixo NAO COMPREM. como presente de natal para minha mae idosa comprei trabalho com cabeça de 2 anjos, a madeira estava cheia de bichos por dentro, joguei mil reais NO LIXO, além dos danos aos moveis e carpete de madeira da minha mae. Tentei algum acordo com o Nicola, que ainda por cima SE FEZ DE VITIMA. CUIDADO. assinado: Claudia

    ResponderExcluir
  7. cuidado com o Nicola, a arte dele é ser salafrario e aplicar golpe, perdi dinheiro com peça cheia de cupim. ISTO MESMO, CUPIM. nao devolvou meu dinheiro e estou agora na justiça.

    ResponderExcluir
  8. Ola gostaria d saber valores de estatua de madeura face homem

    ResponderExcluir
  9. Me senti diante de um Aleijadinho contemporâneo... incrível... Pernambuco já nos deu tanto nas várias artes, na escultura também... Mestre Vitalino e todos e todas do mesmo estilo, Brennand, Nicola.....

    ResponderExcluir