Mestre Expedito

Expedito Antonino do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais. Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969. Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.

 Mestre Expedito. FOTO: Elaine de Moura.

Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho. Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.

 Mestre Expedito, Sagrada Família, madeira. FOTO: Alessandro Gomes.

 Mestre Expedito, Nossa Senhora da Glória, madeira. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Mestre Expedito, S. Francisco, madeira. Reproduçao fotográfica Lordello e Giobbi Leiloes.

Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.

 Mestre Expedito, S. Miguel Arcanjo, madeira. Reproduçao fotográfica Francisco Nunes Leiloes.

Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.

 Mestre Expedito, Sagrada Família, madeira. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

Em 2005, Mestre expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.

Fonte:
- Catalogo da exposição “Arte em madeira do Piauí: santos e sertões do imaginário”, Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rio de Janeiro, 2010.

 Mestre Expedito, Anjo, madeira. Reproduçao fotográfica Mario Porto Artes.

 Mestre Expedito, S. Francisco, madeira. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Mestre Expedito, Nossa Senhora da Glória, madeira. Reproduçao fotográfica Mário Porto Artes.

Mestre Expedito, Presépio. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

Mestre Expedito, Cabeças, madeira. Reproduçao fotográfica Mário Porto Artes.

 Mestre Expedito, Sagrada Família, madeira. Reproduçao fotográfica Blog Maria de Barro.

20 comentários:

  1. Gostaria de saber preços das obras do mestre expedito

    ResponderExcluir
  2. varia em vários preços depende da obra

    ResponderExcluir
  3. Anjo + ou menos 90cm Santa terezinha + ou menos 60 cm

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber preço de um São Francisco de + ou menos um metro Mestre Dezinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Adamaria,
      esse blog tem o objetivo de apenas divulgar a Arte Popular do Brasil através dos seus artistas. Aqui não vendemos nada. Porém, tenho visto em algumas feiras e galerias peças do mestre Expedito a partir de 5 mil reais.
      Abs.
      APB

      Excluir
  5. Prezados Senhores,

    Solicito saber PREÇO e DIMENSÕES de peças de Expedito e Dezinho do Piauí. Aproveito para também solicitar FOTOS das mesmas que deverão ser enviadas para:
    E-mail: ruth.dalcin@gmail.com

    Abs,
    Ruth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ruth,
      esse blog tem o objetivo de apenas divulgar a Arte Popular do Brasil através dos seus artistas. Aqui não vendemos nada.
      Abs.
      APB

      Excluir
  6. dona ruth,gostaria muito de entrar em contato com você,se trata de um assunto de seu enterrese e urgente,vou le daro numero do mel cell por favor ligue-me o mais breve possivel
    NUMERO - 08698159845
    ou entre en contato pelo face
    http://www.facebook.com/analucia.silvasoares
    obg pela atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana Lucia, esse blog não tem contato com a D. Ruth que vc menciona.
      Abs.
      APB

      Excluir
  7. E que nunca deve morre. e so tenho 13 anos e gosto muinto de vc !!!

    ResponderExcluir
  8. opa voutando descupe perdão o serto ( Pra min vç é uma lenda vivá

    ResponderExcluir
  9. Olá, sou filha do Mestre Expedito e gostei muito do seu blog, e do texto sobre ele, vou até citar no livro que estou escrevendo sobre meu pai.
    Qualquer interesse na obra dele é só enviarem email p mestrexpedito@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou filha do Mestre Expedito e gostei muito do seu blog, e do texto sobre ele, vou até citar no livro que estou escrevendo sobre meu pai.
    Qualquer interesse na obra dele é só enviarem email p mestrexpedito@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. As obras sao todas interessantes,realmente ele e muito bom mesmo`

    ResponderExcluir
  12. Onde posso encontrar obras do Mestre Expedito, em SP? Fico no aguardo de sua informação, obrigado.
    14/05/2018

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma pra vender .... Quem tiver interesse
    69.99397-1044

    ResponderExcluir
  14. Também tenho um pra vender. Contato: Lilian Santiago - 21 992994731

    ResponderExcluir
  15. Tenho 2 esculturas do mestre Expedito de 74, o anjo com a rosa e uma N. Senhora que não consegui identificar qual é.
    Se desejar posso enviar foto para compor sua matéria.

    ResponderExcluir
  16. Um grande homem,o artista,um parceiro do coletivo UAPPI União dos Artistas Plásticos do Piauí. De voz mansa e tranquila Mestre Expedito era o próprio anjo esculpido por Deus e por ele mesmo mas suas obras de traços retilíneos e fortes ,hieraticos, precisos e firmes como sua candura de ser e viver. Tive a honra de conviver com este ícone da arte e da cultura do Piauí,Brasil e do mundo. Deixou um legado imensurável e de um valor estético,como diz o Zeca Baleiro " bacana". O céu tá mais artístico. Evaldo Oliveira.

    ResponderExcluir