Ditinho Joana

Benedito Silva Santos, o Ditinho Joana, nasceu em 12 de março de 1945 em São Bento do Sapucaí, São Paulo. Ex-lavrador, trocou a enxada pelas ferramentas de esculpir e se tornou um dos maiores artistas populares do Brasil. Ditinho começou a trabalhar com a madeira a partir de 1974. Autodidata e utilizando apenas canivete, machadinha e formão improvisados por ele mesmo, passou a criar personagens que fizeram ou que fazem parte da história do seu povo. Ditinho Joana vive no bairro do Quilombo, comunidade rural do município de São Bento do Sapucaí.

 Ditinho Joana. Reprodução fotográfica do blog Artesão Profissional (http://artesaoprofissional.elo7.com.br/).

As obras de Ditinho impressionam pela sensibilidade e pelos detalhes. Ainda hoje, usando as mesmas ferramentas de antes, esculpe suas peças em único bloco de madeira, sem encaixes ou emendas. Em seus trabalhos o artista utiliza madeira de lei como o Jacarandá e a Pereira que ele próprio adquire e seleciona junto aos fazendeiros da região. Ditinho só utiliza madeira de árvores já caídas. Sua peça mais representativa é a botina caipira que se tornou sua marca registrada. Segundo o artista ela representa o trabalho, o homem do campo. Mas a primeira produzida por ele foi a escultura o padre e o índio (1974), a qual se encontra exposta em seu ateliê, mas não está à venda.

 Ditinho Joana, botina, madeira. FOTO: Aman Morbeck.

Ditinho Joana, o padre e o índio, madeira. FOTO: Aman Morbeck.

Ditinho Joana, vinícola, madeira. FOTO: Aman Morbeck.

Ditinho Joana, o padre e o índio, madeira. FOTO: Álvaro Guerra.

Ditinho Joana. Reprodução fotográfica Governo do Estado de São Paulo.

As obras de Ditinho estão espalhadas em galerias de arte e em coleções particulares pelo Brasil e por outros países, como Itália, Alemanha e Suíça.

Contato:
Tel: (12) 3971-2579

Fonte:
- Blog do pau Veio (http://blogdapauveio.wordpress.com/). Acesso em 01 de março de 2011.

 Algumas peças de Ditinho Joana. FOTO: Aman Morbeck

 Ditinho Joana, pai carregando filho nas costas, madeira. FOTO: Aman Morbeck.

Ditinho Joana, botina, madeira. Reprodução fotográfica do blog Artesão Profissional (http://artesaoprofissional.elo7.com.br/).

 Ditinho Joana, titulo desconhecido, madeira. Reprodução fotográfica do blog Artesão Profissional (http://artesaoprofissional.elo7.com.br/).

Ditinho Joana, titulo desconhecido, madeira. Reprodução fotográfica do blog Artesão Profissional (http://artesaoprofissional.elo7.com.br/).

Ditinho Joana, lavrador, madeira. Reprodução fotográfica do blog Artesão Profissional (http://artesaoprofissional.elo7.com.br/).

Ditinho Joana, lenhador, madeira. FOTO: Eduardo Lopes.

 Ditinho Joana, sapateiro, madeira. FOTO: Álvaro Guerra.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Excelente Trabalho...

    ResponderExcluir
  2. eu admiro muito esse tipo de trabalho!! parabens

    ResponderExcluir
  3. Conheci hoje, dia 25/12/22, e já me apaixonei

    ResponderExcluir