Waldomiro de Deus

Waldomiro de Deus é um reconhecido pintor primitivista brasileiro. Ele nasceu no dia 12 de junho de 1944 em Itajibá, Bahia. Aos 12 anos fugiu de sua cidade natal e começou a percorrer o Brasil. Foi de carona em um pau-de-arara que ele chegou a São Paulo em 1958. Foi morador de rua, dormia nos bancos das praças, até que um policial da guarda civil o levou para a casa dele em Osasco. Em São Paulo seu primeiro trabalho foi como engraxate. Sua primeira obra de arte foi uma escultura de barro em que mostrava uma santa em trajes modernos, a qual gerou muita polêmica. Waldomiro também  morou no interior de São Paulo, mas retornou a Osasco quando tinha 17 anos. De volta à capital, conseguiu emprego em uma casa como jardineiro. "No fundo da casa, encontrei tintas, pincéis e cartolina. Comecei a pintar de noite e a dormir durante o serviço", conta Waldomiro. Ele foi demitido, mas conta que foi um período em que produziu muito.

 Waldomiro de Deus. Reproduçao fotográfica Blog do Thame.

Desempregado, pegou algumas cartolinas que havia desenhado e foi para o Viaduto do Chá. Conseguiu vender duas delas para um americano, obtendo dinheiro suficiente para alugar um quarto para dormir. Começou assim uma carreira como pintor que decolou de fato quando encontrou o que ele chama de "primeiro anjo da minha vida": o Marquês Terry Della Stuffa. "Ele me deu roupas, espaço para pintar e tintas a óleo", diz.

 Waldomiro de Deus, S. Sebastiao, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

Reconhecido como um dos principais pintores naïfs brasileiros, Waldomiro recebeu numerosos elogios de críticos nacionais e internacionais. Suas cores, seus temas, sua simbologia, sua personalidade e religiosidade se entrelaçam e se confundem. Sem escolher tema, tem no cotidiano sua grande matéria, mas também pinta o que não vê, como planetas ainda não conhecidos pela ciência e mesmo astronautas brasileiros na Lua. O pintor mora hoje em São Paulo e tem atelier também em Goiânia. Casado, com seis filhos, já pintou mais de 2 mil obras sobre folclore, céu, inferno, planetas e situações do cotidiano, espalhadas por colecionadores e museus de todo o mundo.

 Waldomiro de Deus, pássaros e frutos, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

Waldomiro já expôs suas pinturas em diversos países como França, Itália e Israel. Foi premiado em 1983 com a Awarding the Statue of Victory pelo Centro Studi e Ricerche Delle Nazioni e em 2000 teve uma sala própria na Quinta Bienal Naifs do Brasil. Waldomiro de Deus possui obras em acervos importantes, como os da Pinacoteca do Estado (São Paulo, SP) e o do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), no Brasil e na Galeria Nacional de Bolonha, na Itália.

Contato com Waldomiro:
Tel: (11) 3895-1041, (11) 9248-0603.

Fonte:
- Site do artista (http://waldomirodedeus1.tempsite.ws), acesso em 01 de fevereiro de 2011.

Waldomiro de Deus, a queda da inflaçao, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

 Waldomiro de Deus, papo de bar, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

Waldomiro de Deus, patriota fracassado, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

Waldomiro de Deus, rumo à caminhada, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

 Waldomiro de Deus, turbulência, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

 Waldomiro de Deus, última gota, acrílica sobre tela. Reproduçao fotográfica do site do artista.

Um comentário:

  1. tenho um quadro muito parecido com o pirmeiro passaros e frutos mais nao sei o nome sera que teria como descobrir o nome o valor é waldomiro de deus assinado e tudo

    ResponderExcluir