Severino Vitalino

Severino Pereira dos Santos, o Severino Vitalino, nasceu no sítio Campos-PE em 1940. Ainda criança se mudou com sua família para o Alto do Moura em Caruaru, onde vive até hoje. Severino é filho do mestre Vitalino e continuador de sua obra.

Severino Vitalino, reprodução fotográfica Museu Casa do Pontal, Rio de Janeiro, RJ

Com o mestre Vitalino, Severino aprendeu a modelar o barro. Desde muito pequeno já ajudava seu pai a fazer as pecinhas de barro; durante toda a sua vida na arte do barro fez questão de manter o estilo do pai. Com técnica apurada, moldava no barro as obras que correram o mundo como: a banda de pífanos, a família de retirantes, o boi, Lampião e Maria Bonita, dentre outras. “Meu pai criou 118 tipos de peças, muita coisa para se fazer. Eu faço qualquer peça daquelas que ele passou para mim. Todos os tipos”, dizia Severino.

Severino Vitalino, Caminho pra roça, cerâmica, reprodução fotográfica Em nome do autor - artistas artesãos do Brasil, Proposta Editorial, São Paulo, 2008.

Severino Vitalino, Morte do ladrão, cerâmica, reprodução fotográfica Em nome do autor - artistas artesãos do Brasil, Proposta Editorial, Sao Paulo, 2008.

Severino Vitalino, Fugindo da onça, cerâmica. Coleção pessoal
 
Severino Vitalino faleceu no dia 7 de janeiro de 2019, aos 78 anos de idade. Na antiga casa do seu pai no Alto do Moura hoje funciona a Casa Museu Mestre Vitalino. Severino foi durante décadas o responsável pelo local, onde também utilizava para comercializar suas peças. Lá ele era o responsável por receber os visitantes e contar as histórias sobre seu pai, tarefa que dava muita satisfação.

 Severino Vitalino trabalhando, Caruaru-PE. Foto: Laura Moreira.

Museu Mestre Vitalino:
Rua Mestre Vitalino, 644, Alto do Moura
55040-010 Caruaru-PE.
Tel: (81) 3722-0895

 Severino Vitalino, Caçador de gatos maracajá, cerâmica. FOTO: Jackson Carvalho.

Severino Vitalino, Casa de farinha, cerâmica. Foto: Antonio Preggo.

Severino Vitalino recebendo a presidenta Dilma Rousseff no Memorial ao Mestre Vitalino em Caruaru (2012).

Severino Vitalino, título desconhecido, cerâmica. Reprodução fotográfica Argos Foto.

Severino Vitalinofamília de retirantes, cerâmica. Reprodução fotográfica Argos Foto.

3 comentários:

  1. otimo arte artesão estya de parabens que seu tgrabaho continue por muito tempo ....
    pois e disso que pernambuco precisa

    ResponderExcluir
  2. parabéns. bom e belo trabalho.
    Gabriel Birkhann

    ResponderExcluir
  3. tenho um quadro de um cara segurando balões sentado em cima de uma grade com a vista de um por do sol e um parque de diversões, do ano de 1969 queria saber se é seu ???

    ResponderExcluir